Anestesia em cirurgia plástica: quais são os principais tipos?

A anestesia é uma etapa importante para qualquer tipo de cirurgia, e com as cirurgias plásticas não é diferente. A escolha do tipo correto de anestesia é fundamental para a segurança e bem-estar do paciente e para a tranquilidade da equipe médica que realiza o procedimento.

Existem diversos tipos de anestesia disponíveis, indicadas para diferentes tipos de cirurgias. Do mesmo modo, a escolha é determinada por uma equipe médica competente, com participação de especialistas no assunto, os anestesistas. 

A anestesia em cirurgia plástica gera muitas dúvidas em pacientes. Existe, por exemplo, o temor de “não acordar mais” depois da anestesia geral. Portanto, neste texto, você confere as principais informações sobre o assunto, para realizar com tranquilidade sua cirurgia plástica.

 

Quais são os principais tipos de anestesia?

Basicamente, existem quatro tipos de anestesia utilizados em procedimentos estéticos ou reparadores. São eles:

  • Anestesia local
  • Anestesia peridural
  • Anestesia geral
  • Raquianestesia

Cada tipo de anestesia tem aplicações específicas e são indicadas para determinadas situações. Além disso, a anestesia pode ser associada com a sedação. Ou seja, são utilizados medicamentos para que o paciente durma durante o procedimento.

É importante ressaltar que o paciente é monitorado durante todo o tempo pela equipe médica. Dependendo do tipo de anestesia utilizado, a presença de um anestesista é necessária para garantir a segurança e bem-estar. 

Abaixo, conheça detalhes sobre cada tipo de anestesia:

Anestesia local: a anestesia age apenas sobre a área em que foi aplicada, como o nome sugere. Deste modo, é mais indicada para procedimentos mais rápidos e de pequeno porte, como correção de cicatrizes. Pode ser feita também com uso de sedação.

Anestesia peridural: aplicada ao redor do canal espinhal, entre as vértebras, que serve para deixar a região dormente. Também pode ser associada com sedação e pode ser utilizada em cirurgias do tronco e membros. 

Anestesia raquidiana: semelhante à peridural, com o anestésico é aplicado dentro da coluna, no líquido que envolve a espinha, para deixar a região dormente. Também é indicada para cirurgias de tronco e pode haver uso de sedação.

Anestesia geral: ela age sobre todo o corpo, induzindo o sono, evitando a dor e paralisando os músculos. Ela é mais complexa e requer mais cuidados. Por outro lado, pode ser utilizada em diversos tipos de procedimentos.

 

Como é escolhido o tipo de anestesia?

A decisão de qual tipo utilizar fica a cargo dos anestesistas, profissionais dedicados exclusivamente ao estudo e prática da aplicação de anestésicos. Igualmente, são eles que acompanham o paciente durante os procedimentos, e participam de algumas consultas pré-operatórias, para definir o tipo mais indicado.

O cirurgião plástico também pode participar do processo, mas a decisão final fica a cargo dos anestesistas. No entanto, em alguns casos, como na anestesia local, o próprio cirurgião plástico pode realizar a aplicação. 

Existem riscos na anestesia em cirurgia plástica?

Esta é uma preocupação comum, especialmente em relação à anestesia geral. Sim, eles existem, mas com o apoio de uma equipe médica qualificada e de confiança, e com a modernidade dos equipamentos e sedativos utilizados, os riscos são minimizados. 

Inclusive, existem consultas pré-anestésicas para mitigar ainda mais as chances de complicação. Nelas, os pacientes tiram todas as dúvidas, e a equipe médica avalia o estado clínico do paciente e toma as devidas precauções para evitar intercorrências e indicar qual é o método mais indicado.

Por isso, realize sua cirurgia plástica sempre com médicos de sua total confiança, membros da SBCP, e que trabalhem com uma equipe igualmente qualificada. E, lembre-se: utilize as consultas antes da cirurgia para tirar todas as suas dúvidas!

Para mais informações sobre cirurgias plásticas, acompanhe minhas redes sociais. E, se tiver mais algum questionamento sobre anestesia, ou sobre qualquer outro assunto, escreva e terei prazer em responder!