Houve um tempo em que a preocupação com a própria imagem e procedimentos estéticos eram considerados coisas exclusivamente femininas. Hoje em dia há uma ideia muito diferente sobre a vaidade masculina. Passou a ser considerado completamente normal o homem ter um cuidado mais acentuado com sua autoimagem. 

Isso fez com que nos últimos anos, a procura por cirurgias plásticas entre os homens aumentasse consideravelmente. Há inclusive preferência por alguns procedimentos. Veja quais são as cirurgias plásticas mais procuradas entre os homens:

1 – GINECOMASTIA

A cirurgia de ginecomastia tem como objetivo retirar o excesso mamário do homem e esculpir a forma natural do peito masculino, a fim de corrigir a condição médica que faz com que ocorra o crescimento excessivo da glândula mamária, conferindo à mama um aspecto de seio feminino.

O procedimento é buscado especialmente no início da fase adulta e na adolescência, momento no qual a autoestima pode se fragilizar diante de uma percepção negativa da própria imagem.

2 – OTOPLASTIA

Assim como a ginecomastia, a otoplastia é frequentemente procurada na fase adolescente, uma vez que as “orelhas de abano” são um alvo fácil para o bullying, prática que, infelizmente, é extremamente comum entre adolescentes.

A cirurgia consiste em uma incisão localizada no sulco atrás da orelha, com a intenção de posicionar as orelhas mais próximas à cabeça e criar as dobras cartilaginosas característica da parte do corpo.

3 – RINOPLASTIA

A cirurgia no nariz é procurada por homens que pretendem corrigir alguma imperfeição ou mesmo para adquirir traços que consideram mais agradáveis esteticamente. Entre homens, frequentemente buscam-se traços mais marcados e fortes, que tornem o rosto mais masculino.

4 – LIPOASPIRAÇÃO

A lipoaspiração é buscada quando há o desejo de um corpo com formas mais harmônicas. Para o corpo masculino, em geral busca-se uma forma atlética, com o abdômen tonificado, o “tanquinho”, e ombros e peito largo. Com o passar dos anos a tendência é que ocorra um acúmulo de gordura na região do abdômen e cintura, e é esse efeito da idade que procura-se atenuar com a lipoaspiração.

Comum também é a lipoaspiração e lifting na região cervical – ou seja, do pescoço – com a intenção de remover a indesejada “papada”.

5 – BLEFAROPLASTIA

Os olhos, sendo uma parte tão importante da feição humana e das relações interpessoais, fazem da cirurgia nas pálpebras bastante buscada quando procura-se diminuir os efeitos do tempo, gravidade e stress diário que começam a se tornar mais evidentes por volta dos 30 anos de idade.

A cirurgia é feita através de incisões nas linhas das pálpebras, a fim de tornar as cicatrizes imperceptíveis. Através das incisões é retirado o excesso das bolsas palpebrais e de músculo e pele flácidos. A recuperação completa da cirurgia com a evidência de resultados se dá em uma média de 2 meses.

6 – RITIDOPLASTIA

Como é possível perceber, grande parte das cirurgias plásticas mais procuradas por homens são aquelas que atenuam os efeitos de idade. Para essa finalidade, uma das cirurgias mais populares é a ritidoplastia. Ela reduz rugas na testa e ao redor dos olhos e queda das bochechas através do reposicionamento dos tecidos faciais da forma mais natural possível

É comum que a ritidoplastia seja feita em conjunto com o os procedimentos cervicais, conferindo uma aparência rejuvenescida em geral.

AUTOESTIMA É PARA TODOS

Já se foi o tempo em que cuidado com a aparência era considerado uma atitude exclusivamente feminina. Hoje procedimentos são procurados por homens de todas as idades e classes sociais.

A autoestima é extremamente importante para as relações interpessoais e senso de identidade. Se você acredita que existe alguma característica física que afete sua autoestima negativamente, consulte um cirurgião plástico para ter orientação sobre quais os procedimentos mais se adequam a sua situação.