A Cirurgia de aumento de glúteo, popularmente conhecida como a cirurgia para aumentar o bumbum é uma cirurgia que ao longo dos anos veio ganhando bastante popularidades e adeptos. Por ter ganhado essa popularidade, junto com o interesse pelo procedimento surgiram diversas dúvidas. É por isso que hoje estamos sanando as principais dúvidas sobre este tipo de cirurgia.

Como é feita a cirurgia de enxerto glúteo?

Existem duas maneiras de realizar o procedimento de enxerto glúteo para aumentar a região do bumbum. Pode ser feito o implante de uma prótese de silicone glútea ou então com a lipoenxertia glútea.

Qual é a diferença entre os dois procedimentos? 

O implante de próteses de silicone glúteas é um processo muito similar ao do implante de mama. A prótese é inserida na região através de uma incisão, que quando realizada por um profissional experiente é muito discreta, e a incisão é então fechada.

Já no processo de lipoenxertia glútea, é utilizada como material de preenchimento da região a própria gordura do paciente que é coletada de outra região através da lipoaspiração. A gordura coletada é então aplicada a áreas específicas da região glútea, a fim de moldar o bumbum conforme o formato desejado.

A gordura enxertada no bumbum desaparece?

Um mito muito difundido é que o aumento de glúteo feito com a própria gordura do corpo vai “desaparecer” com o tempo. Felizmente esse não é o caso. Com as técnicas mais modernas da cirurgia plástica a reabsorção da gordura pelo corpo ficou muito mais controlável e o resultado se tornou muito mais harmônico e belo. A ponto de esse ser o procedimento mais utilizado para a finalidade do aumento do bumbum, reservando o implante artificial para casos onde o paciente é tem pouquíssima gordura no corpo. 

Lembrando que há casos como por exemplo o de pacientes tabagistas em que o resultado pode ser comprometido, uma vez que o cigarro diminui o fluxo sanguíneo e aumenta a reabsorção de gordura. Por isso ter hábitos saudáveis é sempre a melhor forma de garantir que os resultados de qualquer cirurgia plástica serão os melhores possíveis.

Quer saber mais?

A cirurgia de aumento de glúteo é pra mim?

Salvo em casos em que realmente não é indicado realizar cirurgia plástica, como os de tabagistas que foi citado, fazer ou não uma cirurgia de enxerto de glúteo vai depender muito do resultado que o paciente está buscando. Por isso sempre deve-se marcar consulta com o cirurgião plástico para que ele faça uma avaliação e seja alinhado entre médico e paciente  exatamente quais são os resultados esperado e os resultados possíveis, quais são os possíveis riscos, o tempo de recuperação, e outras informações importantes que variam de caso a caso. Para isso o ideal é procurar um médico cirurgião plástico qualificado e experiente, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.