A preocupação com a aparência tem crescido cada vez mais e com ela a procura por cirurgias faciais. Atualmente, a cirurgia plástica na face é bastante procurada por homens e mulheres.

Alguns exemplos desses procedimentos são: 

Nesse texto responderei algumas dúvidas frequentes sobre cirurgia plástica na face. Caso a sua não esteja respondida aqui, deixe nos comentários! 

 

A partir de qual idade pode fazer blefaroplastia?

Não existe uma idade específica, o que existe é a recomendação da cirurgia. 

Se existe o incômodo por parte do/a paciente e existe o excedente de pele, a cirurgia está indicada para o caso. 

Lembrando que em todo caso é necessária a avaliação de um médico cirurgião plástico com experiência e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Pode fazer lifting facial junto com rinoplastia?

Em casos selecionados é possível fazer as duas cirurgias no mesmo momento, desde que não existam muitos passos a serem realizados na cirurgia da face. 

Por exemplo, caso seja um lifting de terço superior, médio, inferior e associado a blefaroplastia, o tempo de cirurgia será grande, por volta de seis horas. Isso inviabilizaria a realização de uma outra cirurgia associada. 

Se a/o paciente vai fazer um lifting de terço médio apenas, por exemplo, é possível sim associar os dois procedimentos. 

O principal é ter avaliação médica que confirme a segurança do procedimento. 

É necessário operar as pálpebras superiores e inferiores juntas? Como é a recuperação?

A indicação de fazer a superior e a inferior é de acordo com a existência da alteração e do incômodo do paciente. Não é necessário fazer sempre as duas juntas, só quando houver indicação. 

Essa cirurgia normalmente não traz muita dor ao paciente. Ela pode trazer incômodo ocular por causa do ressecamento da lágrima. Por isso é extremamente importante o uso de colírios no pós-operatório.

A recuperação da cirurgia é relativamente rápida. A retirada dos pontos ocorre de 5 a 7 dias após a cirurgia e o paciente precisa usar óculos escuros durante 14 dias no pós-operatório. 

 

Pode levantar a sobrancelha quando fizer cirurgia na pálpebra?

O lifting de sobrancelha tem indicação quando existe a queda da sobrancelha e a queixa do paciente. 

O tratamento da região de terço superior pode ser feito de várias maneiras. Hoje a minha técnica de escolha é a frontoplastia endoscópica

Com ela, é feito o tratamento de toda a região e não apenas da sobrancelha. Após isso é feita a pálpebra, porque a queda da sobrancelha pode levar a uma maior quantidade dessa sobra de pele palpebral. 

 

Existem complicações na blefaroplastia?

Pode ocorrer o ectrópio – ou seja, olhos arregalados e pálpebra repuxada. Ela pode ocorrer por fatores como uma retirada excessiva de pele da pálpebra inferior; uma falta de fixação do canto palpebral; ou por uma fibrose pós-operatória. 

Essa complicação não é comum e existem diversas manobras para evitá-la e tratá-la. Porém, ela existe, então lembre-se de procurar sempre um profissional responsável e habilitado. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Confira meu conteúdo no YouTube ou entre em contato pelas redes sociais!

Quer saber mais?