Beleza é uma qualidade relativa mas, atualmente, há um padrão muito cobiçado de beleza corporal; o corpo “sarado”. Esse tipo de beleza é caracterizado pela tonificação muscular e baixo nível de gordura. Por isso, cada vez mais procuram-se cirurgias plásticas com o intuito de aperfeiçoar e definir as formas naturais do corpo. Essa procura crescente se dá tanto por parte das mulheres quanto dos homens, evidenciando que o desejo de se aprimorar esteticamente não é exclusividade do sexo feminino.

O que é a Lipo HD

Uma das cirurgias, em alta em tempos recentes, que visa esse resultado é a Lipo HD. 

Como seu próprio nome indica (HD é a sigla para “alta definição” em inglês), o que se busca com esse tipo de cirurgia é a alta definição dos desenhos e das formas musculares naturais do corpo. 

As áreas do corpo para as quais esse procedimento é mais procurado são o abdômen, braços e costas; onde pretende-se ter uma maior definição muscular e uma aparência mais tonificada. Esse resultado é obtido através da sucção de gordura de pontos estratégicos, a fim de “sombrear” o desenho natural da musculatura. Esse desenho, varia de acordo com as preferências e possibilidades do corpo de cada paciente. Por exemplo, os “gominhos” no abdômen costumam não ser tão populares entre as mulheres, que preferem uma barriga mais chapada.

Vaser: O Aparelho Usado Para Aperfeiçoar a Lipo HD

O processo de Lipo HD pode ser aprimorado pela utilização do Vaser, um aparelho que emite ondas de ultrassom de alta potência que, combinadas com o calor, emulsionam a gordura e facilitam sua remoção. Isso também suaviza o impacto do procedimento no corpo do paciente, fazendo inclusive com que haja menos sangramento no processo. Hoje no Brasil são poucos os profissionais que fazem utilização do Vaser já que é um equipamento importado e, por ser uma tecnologia nova, nem todos os cirurgiões possuem familiaridade com sua utilização.

Recomendações Para a Lipo HD

É importante frisar que a Lipo Hd não deve ser utilizada como um procedimento para diminuição de medidas ou uma solução milagrosa à obesidade. Para esse tipo de condição, existem soluções cirúrgicas mais viáveis. A Lipo HD é, inclusive, mais recomendada a pacientes que estejam em seu peso ideal ou próximo do ideal.

O procedimento da Lipo HD é mais delicado do que o da lipoaspiração comum, por ser feito muito próximo da derme. Por essa razão, caso haja interesse em fazer a cirurgia, realizar uma avaliação com um cirurgião, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é essencial para que o profissional possa indicar se o procedimento é apropriado para você e quais possíveis riscos e alternativas existem.