Convenhamos: ninguém gosta de queixo duplo, não é? Por isso, a lipoaspiração de papada é um procedimento interessante para retirar o excesso de gordura da região e dar um rosto mais harmônico ao paciente. Para isso, é importante saber exatamente porque a papada está ali.

Isso porque ela pode ser causada por diversas razões, como um acúmulo de gordura ou excesso de flacidez da pele da região. Nesse sentido, cada origem tem um tipo específico de tratamento.

Neste texto, você vai entender o que é a papada e como a lipoaspiração ajuda a reduzir, além de aprender sobre algumas outras variáveis importantes desse tratamento. 

O que é a papada

 

Essa expressão é bem comum no dia a dia, mas ainda assim vale falar sobre o que é e sobre como se forma. A papada é o acúmulo de gordura ou de pele na região abaixo do queixo.

Ela pode ser formada por um acúmulo de gordura, decorrente do ganho de peso. Ou então pode acontecer por causa da flacidez da pele, que cria o aspecto de queixo duplo. Ambas criam um efeito indesejado, mas o tratamento delas é bem diferente. 

Os casos menores podem ser resolvidos com injeções de ácido deoxicólico, quando não há grande acúmulo de gordura. Mas, dependendo do paciente, pode ser indicada uma lipoaspiração para solucionar o problema.

 

Como funciona a lipoaspiração de papada

 

A lipoaspiração de papada é um procedimento cirúrgico para aspirar a gordura localizada sob o queixo, mandíbula e pescoço. Ela é feita com inserção de cânulas abaixo do queixo ou em na parte de trás da orelha, dependendo da avaliação do cirurgião plástico. 

Entre os principais benefícios, estão:

  • Eliminar a papada
  • Melhorar a linha da mandíbula
  • Reduzir a gordura do pescoço
  • Melhorar o contorno facial
  • Rejuvenescer o rosto

A avaliação do cirurgião plástico é muito importante para definir se este é o tratamento mais adequado para você, já que existem casos em que a lipo não é a mais indicada.

Para quais casos a lipoaspiração de papada é indicada

 

O ideal para o tratamento da papada é porque exatamente ela acontece. Neste vídeo, postado no meu canal do YouTube, esclareço com mais detalhes os procedimentos da cirurgia e em quais casos a lipoaspiração de papada é a mais indicada.

Caso apresente muita gordura localizada, é interessante a avaliação de um médico para saber se é apenas gordura mesmo, ou se pode ser algum caso de retrusão da mandíbula, quando ela é muito posterior.

Se for só gordura, a lipo pode ser feita. Caso contrário, uma cirurgia ortognática pode ser indicada, para melhorar os problemas causados pela retrusão da mandíbula, entre eles a papada. Caso seja só gordura, precisa ver também se não há alguma flacidez da musculatura que possa interferir no processo da lipoaspiração.

Em alguns casos, há mesmo gordura, flacidez da musculatura e ainda hipertrofia da glândula submandibular. Neste caso, é feita a lipoaspiração da papada, além de um acesso maior para poder diminuir o tamanho da glândula ou favorecer a musculatura.

Por isso, apesar de ser um procedimento relativamente simples, a avaliação de um médico de confiança é fundamental para saber qual é a melhor maneira de fazer o tratamento. Por isso, procure um cirurgião plástico membro da SBCP caso deseje tratar o queixo duplo.