procedimentos
Otoplastia (Orelha)
A otoplastia pode ser realizada em qualquer idade. Porém, em crianças recomendamos a execução da cirurgia a partir dos 7 anos, ou antes do início da escola, quando cerca de 90% do crescimento final da orelha estará completo. A cirurgia das orelhas pode ser realizada em qualquer idade.
Em crianças, é recomendada a execução da cirurgia por volta dos 4 a 6 anos, ou antes do início da escola, quando cerca de 90% do crescimento final da orelha estará completo. Essa estratégia evita que a criança fique exposta a eventuais traumas psicológicos resultantes de apelidos e gozações por parte dos colegas.
Realizada através de uma incisão no sulco atrás da orelha, a cirurgia reposiciona as orelhas mais próximas à cabeça e cria as dobras cartilaginosas que caracterizam essa parte do corpo.
As dobras são geralmente criadas através do enfraquecimento da cartilagem e da sua moldagem com pontos internos para garantir a cicatrização da cartilagem na posição correta. Os resultados são bastante satisfatórios e podem ser notados a partir do sétimo dia, com a retirada dos curativos.
Em geral, a partir do segundo mês as orelhas assumem um aspecto definitivo.
O Procedimento
A otoplastia pode ser realizada em qualquer idade. Porém, em crianças recomendamos a execução da cirurgia por volta dos 4-6 anos, ou antes do início da escola, quando cerca de 90% do crescimento final da orelha estará completo. Esta estratégia evita que a criança fique exposta a eventuais traumas psicológicos que resultariam de apelidos e gozações por parte dos colegas.
Realizada através de uma incisão localizada estrategicamente no sulco atrás da orelha, a otoplastia visa posicionar as orelhas mais próximo da cabeça e criar as dobras cartilaginosas que caracterizam esta parte do corpo. A “rotação” da orelha pode ser executada retirando-se um pedaço da cartilagem da concha (parte côncava adjacente ao orifício do canal da orelha) e/ou simplesmente utilizando suturas. As dobras são geralmente criadas através do enfraquecimento da cartilagem e da sua moldagem com suturas para garantir a cicatrização dos tecidos na posição correta.
A Recuperação
Pacientes submetidos à otoplastia devem permanecer em repouso absoluto por 2-3 dias, mantendo a cabeça sempre elevada. O curativo em forma de capacete colocado no final da cirurgia pode ser retirado após 1-3 dias, sendo que o paciente deverá utilizar uma faixa elástica por cima das orelhas por 2-4 semanas.
Devido à delicadeza da cartilagem e às numerosas curvas existentes, o resultado final pode ser analisado somente após a reabsorção total do inchaço, que ocorre normalmente após 2-3 meses. As atividades físicas podem ser retomadas após 3-4 semanas, sendo que qualquer modalidade com risco de traumatismo deve ser evitada por 2 meses.
Agende sua consulta
Consultório Dr. Guilherme Schmitt - Gaspar
(47) 3332.8286 | (47) 98480.8286
Atitude Centro Empresarial
Rua São José, 253 - Gaspar - SC
Consultório Dr. Guilherme Schmitt - Praia Brava
(47) 30215921 | (47) 99293.4020
Av. Osvaldo Reis, 3281- Sala 1503 - Praia Brava, Itajaí - SC
Em ambos os consultórios, atendimento de segunda à sexta,
das 09:00 às 18:00h (fechado das 12:00 às 13:00h)