Passar por uma cirurgia plástica de prótese de mama e, no mesmo dia, poder levantar os braços. E voltar ao trabalho até 3 dias depois, que tal? Parece mentira, não é mesmo? 

Mas isso é possível graças à técnica criada pelo Dr. John B. Tebbets. Nesse texto serão respondidas perguntas sobre essa técnica, a prótese de mama de recuperação rápida. 

Em quanto tempo posso voltar à rotina?

Se a cirurgia de prótese de mama de recuperação rápida for feita da maneira correta, a recuperação ocorre em questão de dias.

Pacientes podem voltar a dirigir e trabalhar em até 3 dias.

Após 21 dias o paciente já pode pegar carga com os membros superiores na academia. Mas sempre de forma consciente e sem exageros.

A prótese de mama de recuperação rápida pode ficar deslocada? 

Eu realizo essa técnica há cerca de 3 anos e ainda não tive nenhum caso de prótese deslocada por causa dessa mobilização precoce dos membros superiores. 

Na verdade, o que acontece  é uma redução nos índices de contratura capsular nesses pacientes.

Ou seja, aquele endurecimento ao redor da prótese pode acontecer e ele tem sido cada vez menos frequente quando o paciente se movimenta pouco tempo depois da cirurgia. 

Qual a diferença dessa técnica para a técnica tradicional?

Essa técnica foi uma evolução da tradicional. O criador dela foi o Dr. John B. Tebbets, depois outros médicos também contribuíram. Eles modificaram diversos pontos na técnica, buscando que a recuperação seja mais rápida. 

Para ter sucesso com a técnica da prótese de mama de recuperação rápida, precisa de muita conversa com o paciente. Ela precisa estar ciente da cirurgia que vai passar, como ela vai acontecer e os cuidados do pós-operatório.

Também é de extrema importância a escolha precisa do implante, evitando a escolha de implantes muito volumosos. Porque isso tende a trazer prejuízo a longo prazo para a mama e pode causar um pouco mais de dor no pós-operatório. 

Ela é uma técnica cirúrgica muito específica, para causar menos dor no pós-operatório. Se quiser conhecer os termos técnicos e detalhes sobre como é feita a cirurgia, recomendo que assista ao meu vídeo sobre o assunto:

Os exercícios no pós-operatório também são fundamentais. O paciente precisa fazer a manipulação do braço conforme as indicações do cirurgião plástico.

Isso vai evitar com que o músculo entre em contratura, empurrando a prótese sobre a costela e causando um grau de dor. Por isso é extremamente importante que os exercícios sejam feitos.

Dessa forma, a recuperação é bem rápida. E isso é muito benéfico, porque facilita o acesso do paciente à cirurgia plástica. Não precisa se afastar do trabalho ou perder as férias para fazer uma cirurgia, além de voltar À rotina com mais rapidez. 

Caso ainda exista alguma dúvida, me siga no Instagram e no YouTube para tirar todas as suas dúvidas sobre cirurgia plástica!

Quer saber mais?