Quando se fala em cirurgia plástica, especialmente implantes de mama, um assunto que vem sendo muito comentado é o método fast recovery, ou recuperação rápida. Que é uma série de práticas que dão à paciente um tempo de recuperação pós-operatório mais rápido e confortável.

O que é o Fast Recovery?

Com base nos estudos do médico norte americano John B. Tebbetts, foi criado um modelo cirúrgico de 14 pontos que são seguidos durante o processo, que vai desde o procedimento em si até o pós-operatório e permite uma recuperação muito mais rápida da paciente após a colocação do implante de mama.

O tipo de cirurgia feito nesse método é o dual plane, ou plano duplo. Mas o que isso significa? 

Normalmente a colocação do implante de mama é feito de duas formas diferentes, o método subglandular e o submuscular. No primeiro, a prótese é inserida sob a glândula mamária e no segundo ela fica sob o músculo do peito.

O método dual plane é um tipo de junção dos dois métodos mais tradicionais. Nele os dois terços superiores da prótese ficam sob o músculo enquanto a parte inferior fica apenas sob a mama. 

Os estudos do Dr. Tebbetts também verificaram que o trauma nas costelas são um dos grandes causadores de dor e desconforto no processo pós-cirúrgico do implante de mama. Por esse motivo, a dissecção feita no método de dos planos precisa ser muito cuidadosa, buscando o mínimo de contato possível com a costela fazendo a ligadura dos vasos sanguíneos para que não haja sangramento.

Existem outros passos importantes a serem seguidos durante a cirurgia como limpeza da cavidade com antibióticos e uso do funil. Porém um dos principais e mais importantes passos, são os exercícios pós-operatórios.

Exercícios Pós-operatórios

É de extrema importância que sejam feitos exercícios pós-operatórios pela paciente. Esses exercícios podem ser feito logo após a cirurgia quando a paciente já está acordada. O exercício em si é feito levantando os braços. Diferente do que popularmente é acreditado, que a paciente não pode erguer os braços de 15 a 30 dias após a cirurgia, esse tipo de exercício faz com que o músculo não fique tão contraído e evita dores. Estudos mais recentes indicam que ele inclusive é muito importante pois isso tende a diminuir as chances do aparecimento de contratura capsular que é uma complicação que pode acontecer após o implante da prótese de mama.

Quer saber mais?

Procure um cirurgião preparado

Como pode-se perceber para a prótese de mama de recuperação rápida, diversos passos minuciosos precisam ser seguidos pelo profissional. Por isso, é extremamente importante que o médico consultado seja um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e tenha familiaridade e experiência com a técnica de fast recovery, garantindo que os resultados sejam satisfatórios e a recuperação seja de fato rápida, segura e eficiente.