Quanto custa a cirurgia plástica? Esta é uma das principais dúvidas dos interessados em fazer um procedimento estético ou reparador. Muitas variáveis interferem no preço de uma cirurgia plástica, por isso é complexo definir os valores.

Então, se você espera encontrar o preço exato de uma cirurgia plástica procurando na internet, ou ligando para os consultórios de cirurgiões plásticos, vai se decepcionar. Isso porque é impossível definir o valor antes de conhecer o paciente por meio de consultas de avaliação.

Minha filosofia é de que cada paciente é único, por isso, toda cirurgia plástica também é. Mais do que um “produto” que você compra, é uma experiência transformadora. Além disso, existem regulações que impedem médicos de divulgarem preços previamente. Neste texto, você entenderá melhor como os preços são definidos, e tirará suas dúvidas sobre quanto custa uma cirurgia plástica.

Quer saber mais?

Quais são os critérios para definir o preço?

Cirurgias plásticas são complexas. Elas envolvem conhecer previamente o paciente e as condições e características de seu corpo; estudo para determinar os melhores procedimentos e técnicas a serem utilizadas; envolvimento de toda uma equipe; e o uso de diferentes tecnologias e equipamentos.

Mas, em geral, pode-se dizer que:

  • Cirurgias pequenas, como otoplastia, tendem a ter preço mais baixo.
  • Procedimentos complexos, como uma Lipo HD, têm custos maiores.
  • Cirurgias combinadas, quando são feitos mais de um procedimento de uma vez, também têm valor mais elevado.

Além da cirurgia em si, existe uma série de elementos pré e pós-operatórios que influenciam no preço: as consultas com o cirurgião, os honorários da equipe, custos clínicos (como internamento em hospital), próteses e anestesia, entre outros, a depender de cada caso.

Embora seja uma das dúvidas mais comuns, o preço não deve ser o fator principal na hora de escolher o seu cirurgião plástico.

Porque o preço da cirurgia plástica não é divulgado?

Justamente porque um procedimento médico não é definido pelo preço. Ele é definido pela experiência da paciente. É um procedimento transformador, por isso, é importante que cada paciente se sinta único desde o momento em que entra no consultório para uma consulta de avaliação, até o seu último retorno pós-operatório.

Do mesmo modo, é impossível transmitir essa essência ao precificar previamente o procedimento. Cada paciente é uma pessoa especial, com um corpo único, por isso é essencial que ela se sinta exatamente assim.

Além disso, existe uma regulação do Conselho Federal de Medicina que proíbe médicos de divulgar antecipadamente valores de cirurgia. Preços são definidos apenas em consulta, e não podem ser divulgados publicamente em sites, redes sociais ou afins. Você pode ler mais sobre o assunto aqui, e em breve conferir o vídeo sobre o assunto em meu canal do YouTube. 

Por isso, escolha seu cirurgião com base na segurança que ele te passa, em sua experiência, e na empatia. O valor é, sim, um critério importante, mas não deve ser o principal. Além disso, certifique-se de fazer sua cirurgia plástica com um médico membro da SBPC.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato pelo blog, canal do YouTube ou redes sociais