Você sabe quando procurar um especialista em rinoplastia é indicado?

Aquele desconforto para respirar, ou mesmo o incômodo com a aparência, muitas vezes é negligenciado. Mas, se você percebe que esses sintomas não vão embora, pode ser que chegou o momento de pensar em resolver.

Siga até o final do artigo para entender quando procurar um especialista em rinoplastia.

Objetivo funcional ou estético?

Em minha experiência como cirurgião, posso afirmar que a maior parte dos casos de cirurgia na região do nariz resolve ambos. Se a parte funcional conta com algum problema, provavelmente o nariz tem uma aparência que incomoda a pessoa.

A maior parte dos problemas funcionais é relacionada com a obstrução nasal. Ou seja, a dificuldade para respirar.

Principais problemas funcionais

Sentir dificuldades para respirar e roncar são alguns sintomas que o seu nariz não funciona bem. Entre pacientes mais jovens, é comum notar a dificuldade maior na prática de esportes. Apesar de respirar bem durante o cotidiano, ao fazer esforço físico sente que precisa respirar pela boca.

Em outros casos, o paciente conta com sintomas intensos de rinite e sinusite. Também existem os problemas relacionados ao clima. Tais situações, muitas vezes, fazem que o paciente use medicações sem prescrição, como neosoro, entre outros que promovem a lavagem nasal.

Noto que as pessoas que usam esses medicamentos nem sempre entendem o porquê de usar: é justamente por contar com a obstrução nasal acima do normal.

Principais problemas estéticos

 

Os pacientes que procuram a rinoplastia para fins estéticos contam normalmente com o nariz desproporcional em relação ao rosto.

Uma das queixas mais comuns é do dorso grande do nariz acompanhado de uma ponta caída. O paciente reclama que o nariz fica desproporcional em relação ao rosto. Em mulheres, o nariz curvado incomoda ainda mais.

Outra desproporção bastante comum é o nariz com a ponta afundada e abas mais largas, vulgarmente chamado “nariz de batata”.

No entanto, o tipo de nariz que mais incomoda tanto na parte estética como na funcional são os tipos tortos para algum lado. A estrutura do nariz em sua totalidade precisa mudar. Assim, alia os resultados estéticos aos funcionais.

Além da queixa em relação a aparência, o paciente com nariz torto encontra mais dificuldades para respirar.

Por que procurar um especialista em rinoplastia?

A partir do momento em que você nota um incômodo constante relacionado à capacidade de respirar ou mesmo com a aparência, é preciso procurar um especialista nessa área.

O nariz fica localizado bem no centro do rosto. Por isso, é considerada uma das cirurgias mais complexas que existem.

Antes de marcar a sua consulta com um cirurgião plástico, procure saber qual a sua formação, em qual universidade estudou e em qual hospital concluiu a sua residência.

Além disso, é interessante verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira da Cirurgia Plástica – SBCP. Confira também as especializações desse cirurgião e compare!

Todas essas informações eu disponibilizo em meu site. Ressalto, de antemão, que sou formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e realizei especialização em Rinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Além disso, sou membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of Plastic Surgeons – ASPS.

Se você sofre com algum defeito físico ou funcional em seu nariz, agende uma consulta. Você merece viver de bem com o espelho e com a sua saúde! Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre quando procurar um especialista em rinoplastia.

Até a próxima!