É essencial que se dê atenção ao tempo de recuperação após uma cirurgia plástica e que se siga as instruções do médico cirurgião. Afinal, esse período de recuperação de cirurgia plástica e os devidos cuidados que o acompanham são imprescindíveis para que os resultados sejam os melhores possíveis?

Mas então, quais seriam esses cuidados? Neste texto, você entenderá como são os primeiros dias após uma cirurgia plástica e tudo o que deve ser feito para garantir a qualidade dos resultados.

Pós-operatório imediato

As primeiras horas são muito delicadas na recuperação de cirurgia plástica. O paciente deve permanecer em repouso no quarto, porque ainda estará sob efeito dos anestésicos e sedativos. 

Além disso, neste momento a mobilidade do paciente é bastante reduzida. Ele não deve se virar sem pedir ajuda aos enfermeiros, muito menos se levantar da cama. Na verdade, só poderá se sair do leito quando o médico liberar.

 

Cuidados gerais

Depois deste momento inicial de mais limitação, o paciente pode ir aos poucos retomando a rotina e sua vida comum. Ainda assim, deve-se manter repouso seguindo a indicação do cirurgião plástico.

Além disso, existem outras instruções para a recuperação de cirurgia plástica. O médico esclarecerá detalhadamente quais são.

Em geral, os seguintes cuidados são essenciais para evitar complicações no pós-operatório:

 

Siga à risca as recomendações médicas passadas

Cada cirurgia tem suas recomendações específicas, então é importante que se tenha atenção às instruções passadas pelo cirurgião plástico. Em caso de dúvida, entre em contato.

 

Movimente-se com atenção

Como dito anteriormente, cada cirurgia tem sua recomendação.

Então, por exemplo, caso se tenha feito uma abdominoplastia, deve-se caminhar levemente curvado para evitar tensão na região operada. Caso se tenha feito mamoplastia, deve-se caminhar sem levantar muito os braços. 

 

Tenha uma alimentação saudável 

Deve-se evitar usar muito sal e tempero durante o preparo dos alimentos. Nos primeiros dias, comer de forma fracionada (pequenas porções, várias vezes). 

É importante que se busque uma alimentação que ajude no funcionamento intestinal, porque é comum a dificuldade de evacuação no pós-operatório. 

 

 

Beba muito líquido

Tomar bastante água e ingerir alimentos ricos em água como melancia, melão ou pepino são excelentes para a recuperação do corpo.

 

Use as medicações conforme o recomendado

Podem ser receitados remédios para dor, inflamação, infecção ou até mesmo constipação. 

Evite medicar-se por conta própria. Caso ache que alguma situação está sendo atípica na sua recuperação e que precisa de outro remédio, entre em contato com seu médico.

 

Faça acompanhamento fisioterápico

Em algumas cirurgias é indicado que se faça drenagens linfáticas, terapia do LTF (Liberação Tecidual Funcional). Essas sessões são importantes, porque elas evitam o acúmulo de líquidos e com isso menos fibroses. 

 

Outros hábitos importantes para recuperação de cirurgia plástica

Além destas de recomendações gerais, estes são outros hábitos importantes para preservar a saúde:

  • Evitar ao máximo bebidas alcoólicas;
  • Evitar cigarro antes e depois da cirurgia;
  • Fazer uso das malhas cirúrgicas conforme o recomendado.

Elas são muito importantes para que se tenha sucesso na cirurgia. 

 

Compareça sempre aos retornos agendados pelo médico

São nestas consultas que o médico terá contato com o paciente, podendo identificar alguma complicação ou informar novas condutas para que a cirurgia tenha o sucesso esperado. 

 

Evite exposição solar

Evitar a luz solar é muito importante depois de uma cirurgia plástica, sobretudo para que o aspecto da cicatriz seja o mais saudável possível. O cirurgião indicará por quanto tempo deve haver este cuidado.

Já mencionei anteriormente no texto, mas seguir as recomendações à risca é muito importante durante o pós-operatório de uma cirurgia plástica. Isso ajuda a chegar nos resultados esperados. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelas redes sociais, YouTube, ou deixe um comentário neste texto! Terei prazer em responder. 

Quer saber mais?