procedimentos

Nariz

A aparência do nariz é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição no centro da face. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas da face. A cirurgia do nariz, ou rinoplastia, visa justamente restaurar este equilíbrio.  

Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Atualmente, o cirurgião pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.  

A cirurgia de nariz ou rinoplastia também pode corrigir defeitos já presentes ao nascimento, seqüelas de traumatismos ou rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios.

O Procedimento

Existem diferentes filosofias e formas de se proceder com uma rinoplastia, assim como há diferentes casos específicos onde o resultado desejado interfere na técnica a ser utilizada.  

Consulte o Dr. Guilherme Schmitt para saber exatamente qual é o seu caso, e assim conhecer a melhor técnica para atingir o seu objetivo.

A Recuperação

Pacientes submetidos à rinoplastia devem permanecer em repouso absoluto por 5-7 dias, mantendo a cabeça sempre elevada. Durante os primeiros dias, recomendamos alimentos frios e de consistência pastosa para facilitar a mastigação. O curativo é normalmente removido após 7 dias, podendo ser necessário utilizar um curativo de esparadrapo por mais 1 semana.  

A análise do resultado final requer paciência, já que a reabsorção do inchaço é especialmente lenta nesta região. Alguns resultados parecem excelentes após 1-2 meses, enquanto outros necessitam de mais tempo para a cicatrização completa.  

Em geral, o resultado final pode ser apreciado somente após 1-3 anos. Inclusive, recomendamos a aplicação de compressas geladas e a realização de fisioterapia para acelerar a cicatrização dos tecidos e o desaparecimento das manchas roxas que podem aparecer ao redor dos olhos.  

Assim como em qualquer cirurgia plástica, a proteção do sol é fundamental durante os primeiros meses para evitar o aumento do inchaço e o aparecimento de manchas na pele. As atividades físicas podem ser retomadas após 3-4 semanas, sendo que qualquer modalidade com risco de traumatismo nasal deve ser evitada por 2 meses. 

 O tempo para retirada dos pontos e outros fatores que podem acontecer na recuperação mudam caso-a-caso. Consulte sempre o seu médico e faça um acompanhamento para o seu caso.

Agende sua consulta

Consultório Dr. Guilherme Schmitt – Gaspar
(47) 3332.8286  |  (47) 8480.8286
Atitude Centro Empresarial
Rua São José, 253 – Gaspar – SC

Consultório Dr. Guilherme Schmitt – Praia Brava
(47) 3021.5921  |  (47) 99293.4020
Av. Osvaldo Reis, 3281- Sala 1503 – Praia Brava, Itajaí – SC