A lipoaspiração é uma das cirurgias mais desejadas pelas brasileiras. O que nem todas sabem é que existem vários tipos de lipoaspiração, que usam técnicas diferentes e são mais indicadas para atingir determinados resultados.

Neste texto, você conhecerá as principais e entenderá como são feitas. A escolha é feita em conjunto com o médico, que indicará o tipo mais adequado para o seu caso durante as consultas pré-operatórias.

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma modalidade de cirurgia plástica em que se aspira parte da gordura de uma determinada área do corpo em que ocorre seu acúmulo indesejado.

Ela pode ser feita em regiões como a barriga, costas, braços, coxas, entre outros. 

Se quiser saber mais, aqui no meu blog tem vários posts sobre os vários tipos de lipoaspiração.

Principais tipos de lipoaspiração

Lipoaspiração tradicional

Na técnica tradicional são usadas cânulas metálicas que são conectadas a um aspirador. Ele trabalha aspirando a gordura contida no tecido subcutâneo e essa gordura depois é descartada. 

Hidrolipo

De certo modo, toda lipoaspiração é uma hidrolipo, porque é sempre injetada uma solução antes de fazer a lipoaspiração.

Microlipo

Nada mais é do que uma lipoaspiração reduzida. Nesse procedimento a cânula utilizada é mais fina, tendo cerca de 2mm.

Ele é indicado para o tratamento de áreas menores e com menos gordura.

Lipoescultura

Durante esse procedimento, a gordura retirada do corpo é preservada, preparada através de técnicas específicas e é reinjetada em alguns locais do paciente. Pode ser na musculatura do peitoral do homem, na musculatura deltóide do ombro e principalmente na região glútea. Ela também pode ser enxertada em áreas da face e queixo. 

Como essa gordura é proveniente do próprio paciente, ela raramente é rejeitada pelo organismo. Então, nesses casos, cerca de 50% da gordura é reabsorvida pelo organismo e o restante permanece de forma duradoura.

Esse é um dos tipos de lipoaspiração indicados para melhorar o contorno do corpo e do rosto.

Lipoaspiração a laser

Também conhecida como lipolaser. Esse tipo de lipoaspiração utiliza uma cânula com laser em sua extremidade.

Antes de aspirar a gordura, o laser quebra as células de gordura, deixando-a líquida. Depois disso, uma segunda cânula (que pode ser simples ou de vibração) é inserida na região para fazer a retirada dessa gordura previamente quebrada. Como há essa quebra dos adipócitos, essa técnica não é indicada para enxertos.

Além disso, o laser cauteriza pequenos vasos, o que diminui o sangramento. 

Lipo Vaser ou Lipoaspiração ultrassônica

É um tipo de lipo em que se utiliza um aparelho de ressonância ultrassônica. Ele facilita a lipoaspiração. O ultrassom tem vantagens, porque liquefaz a gordura em menos tempo, reduz o sangramento e facilita a retirada do tecido adiposo. 

Nessa técnica não há quebra dos adipócitos, então ela pode ser indicada quando se deseja enxertos posteriores. 

Lipoaspiração HD

É uma lipoaspiração em que controladamente também se aspira a gordura superficial para que se possa demarcar os contornos musculares. Assim o paciente passa a ter uma barriga mais definida

Vibrolipoaspiração

Nessa técnica é utilizada uma cânula vibratória. Essa vibração auxilia na penetração do tecido adiposo, fazendo com que o procedimento seja menos traumático. 

Esse tipo de cirurgia é sempre lembrado por benefícios como modelar o corpo e aumentar a autoestima dos pacientes. Porém, lembre-se sempre de procurar um profissional capacitado para que o procedimento seja realizado com segurança! 

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato através do Instagram! Estou sempre postando novidades e tirando dúvidas por lá. 

Quer saber mais?